-
Arquitetos: Pedro Domingos Arquitectos
- Área: 400 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: 2GM, AEG, BRUMA, Berker, Betãolis, Carpinlux, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no bairro do Restelo na zona de Belém. Um bairro fundamentalmente constituído por moradias unifamiliares dispostas em anfiteatro na direcção do rio Tejo. A casa localiza-se no limite norte deste conjunto, na transição entre o sistema de moradias de 2 pisos a sul e conjunto de prédios multifamiliares com 4 pisos a norte. A casa, para uma familiar de 5 pessoas, implantam-se num lote de pequena dimensão, no topo sul do conjunto em banda de habitações multifamiliares.
A casa assume a sul o “rosto” do conjunto edificado. Um monólito em betão aparente que se desenvolve em 4 pisos procurando em cada piso estabelecer diferentes relações com a água, o jardim e a vista para o rio Tejo. O programa convencional para uma família numerosa distribui-se alongo dos quatro pisos. Os pisos térreos albergam as áreas sociais e os últimos dois pisos as áreas privadas. As circulações verticais junto à empena norte cruzam todos pisos, estabelecendo diferentes relações de cumplicidade entre os pisos, unindo-os num único espaço. O piso térreo, encaixado no terreno recua em relação à base do corpo principal da casa, conquistando um jardim para a casa. Este piso contem uma sala para toda a família, um quarto de visitas, arrumos, áreas técnicas e lavandaria. O piso de entrada, onde se localiza a sala e a cozinha, com uma generosa varanda, abre-se á rua e ao tanque de banhos.
O piso 1 contem os quartos dos 3 filhos organizados em torno de um pátio interior, que funciona como espaço de encontro e extensão. O ultimo piso contem o quarto e restantes espaços dos pais, culminando numa varanda que olha a generosa e longa vista para o Rio. O alçado sul desenha-se com um conjunto de varandas e pátios recortados, que geram uma desejada profundidade da fachada, protegendo os espaços e desmontando a escala vertical da casa.